10 dicas para você que está na transição capilar

quarta-feira, abril 15, 2015

Olá cachead@s!
Tudo bem com vocês?


Eu não poderia começar a falar sobre o assunto de hoje sem antes dizer que a melhor coisa que fiz foi aceitar o meu cabelo do jeitinho que ele é, sem preconceitos ou tentativas de faze-lo mudar. Foram muitos anos alisando, chapinha pra cá e pra lá, secador até algumas horas e por aí vai. A fase da transição capilar é muito difícil pois, temos que aposentar a prancha, a escova e uma variedade de químicas o que infelizmente, algumas meninas não aguentam e retrocedem. Cacheada ou futura cacheada aponta pros cachos e diga: ADEUS A QUÍMICA!


Foto: Arquivo pessoal

Lembre-se de que você não é única que passa por esse processo e também não está sozinha nessa preitada. Fique firme!! Leia e retenha aquilo de que mais necessita nessas 10 dicas do post.

Foto: Google Imagens
#1 dica: ok! Você está decidida ter seus cachos de volta. Para isso, é necessário descartar tudo aquilo que alisa o seu cabelo, tais como: qualquer tipo de química (relaxamento, progressiva, entre outros), chapinha e/ou secador. Sabendo que o uso desses parelhos podem prejudicar e alisar os cachos que estão crescendo. 

Foto: Arquivo Pessoal de Ana Lídia do blog - Apenas Ana
#2 dica: Tenha muita paciência! Não é fácil, eu bem sei disso. Bate logo uma ansiedade e muita, impaciência. Respire fundo e tenha controle de si mesma! Busque inspirações em outras cacheadas que já passaram ou passam pela situação que você, assim você terá uma noção de como ficaram seus cachos no futuro.

Foto: A Kindumba da Ana

#3 dica: Não desista da sua transição por que ouviu as pessoas falarem: "nossa, vai relaxar esse cabelo!", "sua raiz já tá dura!", "tu tá feia com essa raiz alta!", "prefiro seu cabelo liso!". Essas frases são difíceis de ser ouvidas, mais você supera e tenha a certeza de que no final, todas viram te elogiar ou melhor, ainda que não te diga nada vai acabar te imitando no final. Ignorar os olhares irônicos é a melhor coisa que você faça. Afinal, não existe cabelo ruim! Existe preconceito ruim.

Foto: Google Imagens
#4 dica: Desapegue do comprimento do seu cabelo! O ideal seria que você desse um bom corte logo no início. No meu caso, como a química não permitia que meu cabelo crescesse muito e pelo fato de ter um grande amor por cabelos curtos, pra mim foi mais fácil. Fui cortando aos poucos até ele ficar na nuca, quando crescia pro pescoço, vinha e cortava de novo sem remorso algum. Meu conselho? D-E-S-A-P-E-G-U-E! Cabelo cresce e com os devidos cuidados, cresce mais rápido ainda.

Foto: Reprodução/ Google Imagens
#5 dica: A parte mais complicada da transição começa quando os cachos crescem e a parte lisa não define de forma alguma. Não desanime! O cabelo, normalmente fica com duas texturas, no meu caso foram três e sei bem o que é isso. Nessa hora, você deve usar tudo que disfarce a parte lisa, como: tranças,coquinhos, cachinhos com bigudinhos, tiaras (principalmente de tecido que não agride muito o seu cabelo), turbantes, penteados diversos (coque, rabo de cavalo, etc...). Só não faça o que eu fiz, CEDER A PRANCHA NA MINHA TRANSIÇÃO :( O fio do meu cabelo até hoje, apesar das hidratações, fica bastante ressecado sem contar a parte da frente que não definia nos meus primeiros meses de BC. Agora, como ele está crescendo bastante, eu já cortei boa parte dos fios alisados :)

Foto: reprodução/ Google Imagens
#6 dica: Seu cabelo não está legal. Está difícil suportar as duas ou mais texturas. Você tem a sensação que está todo mundo te olhando torto... E os cachos parece que não crescem nunca! Calma! Respire fundo! Nessa hora você precisa levantar sua autoestima, ainda que tudo ao redor, inclusive você mesma diga que não. Transforme sua transição em um momento de grande transformação, onde você pode ousar e usar tudo aquilo que tinha receio, tipo: turbantes, batom extravagante, maquiagem de diva (Rafa, não sei fazer. E agora? Aprende flor, é muito fácil. Basta praticar e dará tudo certo!), look estiloso e por aí vai. E como está escrito no meu cartaz, que inclusive fiz quando comecei minha transição: É TEMPO DE MUDANÇAS, CACHEADAS!!

Foto: Google Imagens
#7 dica: Chegou a hora do BC ou Big Chop que significa "grande corte", onde você vai tirar toda a parte lisa do seu cabelo. Não existe data e nem hora para fazer o BC, isso vai de você. Tem gente que aguenta 1 ano só nos penteados, no meu caso foram apenas 6 meses e já quis cortar logo até porque final de ano eu fui pra praia e já pensou meu cabelo molhado com duas texturas, não ia ficar legal. Então, cortei mesmo e o melhor, fiquei livre de uma vez só. Corte quando achar que deve e seja feliz!

Foto: Arquivo Pessoal de Carine Oliveira do blog Carmelitas
#8 dica: Depois do Big Chop, é normal o cachos ficarem ressecados e demorar um pouco pra definir. Nessa parte, use e abuse das hidratações, principalmente as caseiras. Os cachos precisam de uma atenção maior e aí vem a parte do Cronograma Capilar que ajuda e muito. Cuide bem dos seus cachos!!

Foto: Google Imagens
#9 dica: Você dormiu e seu cabelo acordou daquele jeito? Fica tranquila! Nessa hora, invista em leaven-in ou uma misturinha de água com creme em um borrifador, já ajuda! Pra evitar essa revolta dos cachos use toca de seda que é muito barata gente. Quando me falaram usa toca de seda eu pensei deve ser um roubo de caro. Sabe qual é a toca? Aquela que normalmente, cozinheiros protegem o cabelo. haha E também, tem a toca de cetim que deixa o cabelo muito definido no dia seguinte. 

Foto: Arquivo Pessoal
#10 dica: Agora que você já viu todas as dicas, tenha liberdade pra cantar "livre estou, livre estou..." . É uma sensação muito boa e inesquecível! No final, você percebe que a transição capilar é só um detalhe. E que está livre é poder andar e dançar na chuva sem se preocupar se o cabelo pranchado vai inchar ou não. É se permitir senti o vento no rosto sem medo do frizz. É aceitar a você mesma do jeitinho que é e amar seu cachinhos como nunca antes.

Até a próxima.
Abraço.
Rafaelita

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários