[Desabafo] Preconceitos contra o cabelo natural

sábado, novembro 07, 2015

Foto: A Kindumba da Ana [Google Imagens]

Oiii cachead@s! O assunto de hoje é algo muito frequente entre todas cacheadas em processo de aceitação. Bom, aprendi uma coisa enquanto cristã: SÓ PODEMOS PREGAR/FALAR AQUILO QUE VIVEMOS. E quem nunca passou por preconceitos? Me diz... É doloroso e causa tanta revolta quando é estranhos, imagine quando é seus próprios familiares ou amigos. Não tem palavras para expressar o quanto é horrível passar por essa situação. 

A Transição Capilar já não é fácil, a autoestima fica lá no chão e ainda por cima, temos que ouvir insugestas de quem tanto amamos. Na minha família são poucos os que aceitam os meus cachos e quantas palavras terríveis tive que ouvir por que quis ter meus cachos de volta. 

A ditadura do cabelo liso e perfeito ainda está presente nas famílias atuais do século XVI, infelizmente. Tem muitas pessoas que sofrem com palavras duras, tais como: "você está feia", "muda esse cabelo", "quando vai tratar esse cabelo?", "af, alisa esse cabelo", "já disse que você está feia desse jeito?", "as pessoas gostam de te ver desse jeito, com esse cabelo?" entre tantas outras. E ainda tem mais? Sim! As pessoas não perdem o tempo de te criticar, de te ver no chão como um derrotado, de te humilhar, de tentar impor coisas sobre você. É difícil! 

Se fosse pra ter cabelo liso, nasceria com o cabelo liso, mas o meu cabelo sempre foi assim volumoso, cacheado/ondulado, "dificil de pentear" e agora, escuto palavras de criticas por que decidi por mim mesma ter o cabelo AFRO BLACK, sem saber eles que fiz um favor a mim mesma.

Além disso, são poucos que aceitam o TIPO DE CACHO QUE TENHO - tipo 4, nesse caso entra a ditadura do cacho perfeitinho e blá, blá, blá. E ainda tem gente que diz que é "modinha", quero ver passar por diversos preconceitos e ter que superar, sarar-se de toda palavra de ruína para seguir em frente sem mágoa ou rancor. Não é fácil querid@! 

As vezes dá uma vontade de chorar para aliviar o que o coração tá sentindo e quantas vezes desabamos em? Nossa, já perguntei tanto a Deus: - por que me fez assim? Ele sempre vem com sua voz mansa, doce, suave e responde: - Você é minha imagem e semelhança. Eu te amo assim do jeito que é... É tudo o que preciso ouvir. As vezes buscamos tanto a aceitação do outro que até esquecemos de quem nos ama, verdadeiramente. Com o cabelo cacheado, crespo, ondulado ou liso, preto ou branco, índigena ou negro, Ele nos ama. 
                             
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, 
conforme a nossa semelhança." Gênesis 1:26, Bíblia Sagrada

Outro dia no culto, a minha Pastora usada pelo Espírito Santo, disse: - "Ninguém vai te valorizar, além de você mesmo..." Guardei essas palavras no mais íntimo do meu coração para não esquecer e desejo a você que está lendo agora, não esqueça disso também! Só você pode se VALORIZAR, mais ninguém. Se sua autoestima está lá embaixo e você nem sente vontade de se olhar no espelho, volte lá e encare-o novamente. Vai perceber que é além do que você ver. Ame a si mesmo (). Parece dificil, mas peça ajuda a Deus e vai perceber que Ele não te deixa por nenhum momento. Pode confiar!

Bom, espero que tenha gostado desse pequeno desabafo *risos*. Deixe o seu comentário e me diga se já passou por algum preconceito entre amigos ou familiares por causa do seu cabelo. Abraço.

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi!! No momento acabei de passar por isso!! A varios dias todo mundo fala pra mim alisar o cabelo... a alguns meses atrás eu assumir meus cachos, mas fui fraca e votei a alisar,depois fiquei com preguiça de tratar dos cabelos e as minhas "amigas" ficam fazendo zoaçao😭😭😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida/o! A mudança nunca foi e nem é fácil pra ninguém. Cabe a você perguntar a si mesma se você gosta do que ver quando está com o cabelo cacheado ou liso. Porque por muitas vezes nos deixamos de lado e optamos por aquilo que agrada as pessoas, eu sei disso, pois deixei muitas vezes as pessoas "ditarem" o modo como meu cabelo deveria ser... O que é muito doloroso. Você precisa saber que é linda/o e as opiniões das pessoas não devem interferir no que você quer para o seu cabelo. As pessoas são cruéis e não pense que elas vão querer te agradar sempre com elogios. Espero ter ajudado de alguma forma! Boa sorte.
      Abraço

      Excluir

♥ Deixe seu comentário aqui e se possível, suas sugestões de melhorias do Blog e temas para os próximos post. Conto com a sua ajuda!
♥ Volte sempre e não esqueça de SEGUIR O BLOG!
♥ Abraços! Deus te abençoe !