Umectação Capilar: O que é? Como fazer?

domingo, fevereiro 12, 2017

Olá cresp@s e cachead@s!
TUDO BEM?
O assunto de hoje é pra quem sofre com o ressecamento do fios, principalmente, os cabelos crespos. Não é um assunto novo, mas é sempre bom falar e descobrir novas dicas de como cuidar das madeixas. Pega o caderno, chama a(s) azamiga(s) e começa anotar.

Foto: Google Imagens

O que é Umectação Capilar?

Sabe aqueles dias em que o cabelo está ressecado, tão ressecado que você não sabe o que fazer e nem pra onde ir? Pois é, ele precisa de oleosidade e isso vai acontecer através da Umectação Capilar. Ela, por sua vez, é um processo o qual umedece os fios com ÓLEOS VEGETAIS, repondo a oleosidade desde a raiz até as pontas. No caso, pra quem tem a raiz oleosa, só passa nas pontas do cabelo. Lembrando que a Umectação faz parte da nutrição no Cronograma Capilar, ok?
Além disso, a Umectação, segundo algumas pesquisas históricas, já era feita pelas indianas como uma Técnica de Massagem Capilar que, há milênios, é passada de mãe para filha.

Quais os benefícios?

Os cachos já sofrem pelo fato da oleosidade não chegar até as pontas, devido ao formato circular dos cachos. Diferentemente, de quem tem o cabelo liso que a oleosidade chega mais rápido até as pontas. Mas se é liso, por que resseca? Há muitos fatores que podem ressecar os fios, tais como: produtos químicos, raios solares, entre outros. Sendo assim, umectar os fios com óleos vegetais é essencial, principalmente, porque ajuda o cabelo repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Isso que dizer que posso aplicar uma vez só e tenho resultado duradouro? Não, a umectação é processual, ela só evita. Mas, não combate totalmente o ressecamento, isso quer dizer que deve ser feito sempre.
No final, o resultado é de um brilho intenso, definição e maciez nos fios. Além disso, ajuda no Crescimento Capilar, o mais kiridinho de todos, desde os ancestrais até os dias de hoje, é o óleo de ricíno/mamona.

Quais tipos de Óleos vegetais devo usar?

É fundamental usar o óleo vegetal, o qual é extraído das plantas, geralmente das sementes e é rico em Triglicerídeos (gordura extraída da planta). Os mais usados são:

- Óleo de Coco,
- Óleo de Ricíno/Mamona,
- Óleo de Azeite de Oliva,
- Óleo de Cenoura,
- Óleo de Uva,
- Óleo de Abacate,
- Óleo de Amêndoas doce, entre outros.

Como fazer?

Lembrando que para quem tem a raiz oleosa, pode aplicar o Óleo só nas pontas e para quem não tem é uma ótima opção aplicar o Óleo e fazer uma massagem capilar, principalmente, para quem quer cabelos enormes estilo #Rapunzel ou #RapunzelCrespa.

Há duas principais formas de fazer:

(1) Dormir com o Óleo no cabelo: Aplique o óleo no cabelo sujo, no comprimento todo ou nas pontas, coloque touca térmica ou aquelas de banho. No dia seguinte, lavar com Shampoo hidratante ou condicionador da sua preferência.

(2) Aplicar antes de lavar o cabelo: Com o cabelo sujo, aplique o Óleo e deixe agir por no mínimo 30 min ou no máximo 1 hora. Lave com Shampoo hidratante, hidrate ou não com uma máscara de hidratação e finalize com o condicionador da sua preferência.

Espero que tenha gostado,
Beijos.
@rafaelita

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

♥ Deixe seu comentário aqui e se possível, suas sugestões de melhorias do Blog e temas para os próximos post. Conto com a sua ajuda!
♥ Volte sempre e não esqueça de SEGUIR O BLOG!
♥ Abraços! Deus te abençoe !