Afinal, meu cabelo é duro ou crespo?

domingo, abril 29, 2018

Oi queridxs! 
Tudo bem com vocês?

"Alisa menina", "Cabelo ruim", "Já ouviu falar sobre pente?", dentre tantos outros insultos e assombros que somos submetidxs por conta dos cachos. O assunto de hoje me fez pensar como as palavras tem o "poder" de afetar a vida das pessoas tanto no sentido bom ou ruim, visto que, segundo a Bíblia Sagrada, "de uma só boca procede benção e maldição" (Tiago 3:10). 

Foto: Reprodução do Google Imagens
Cada cabelo apesar da semelhança de textura ou não, tem as suas singularidades e isso não tem nada a ver com a classificação que há exposta na mídia: mole x duro. Claro que não podemos deixar de fora que essa classificação passou a diminuir, na medida que, muitas pessoas tem aceitado o seu cabelo cacheado/crespo. Mas, mesmo com as discussões, propagandas e programas que trazem cacheadxs e crepxs como protagonistas ainda existem pessoas que se referem ao cabelo crespo/cacheado utilizando termos pejorativos, como duro e ruim.

Na história, trazemos marcas do passado, o qual um povo foi cruelmente escravizado, torturado, humilhado e desrespeitado. O cabelo crespo/cacheado é característica que faz parte da herança deixada pelo povo africano e que foi negado ou excluído na sociedade e isso se perpetua até os dias de hoje, não tão evidente como naquela época, mas de forma sutil através de brincadeiras e comentários maldosos nas redes sociais, entre amigos e etc. Mesmo com o aumento da porcentagem de pessoas que tem o cabelo cacheado ou crespo,  percebe-se que ainda há uma resistência por parte da sociedade em reconhecer os cachos como identidade e resistência do negro. 

Os senhores de engenho na época da escravidão utilizavam meios para controlar o povo através de maus-tratos, chicoteadas, etc para que eles não se rebelassem contra seus "donos". No que se refere a cabelo, uma das formas de oprimir xs negrxs foi através do alisamento, visto que, partindo da ideia do que é belo, ter cachos era sinônimo de ser feio (vale ressaltar que não tenho nada contra quem alisa as madeixas). Resultado disso foi a associação das pessoas sobre o que é bonito ou feio, bom ou ruim, ou seja, ser negro é ruim (queira ser branco), ter cabelo de negro é ruim (alisa), nariz de negro é feio (usa maquiagem para disfarçar ou faz cirurgia), boca de negro é feio e chama muita atenção (não pode usar batom vermelho) , etc. A industria cultural, por sua vez, utilizando a mídia e seus aparatos, vendem produtos (maquiagem, alisantes, entre outros) e serviços para ganhar uma fortuna em lucros. 

Mas, afinal, meu cabelo é duro ou crespo? 

Mas do que modinha ou preconceito que foi criado para diminuir ou descaracterizar os sujeitos que aceitam sua ancestralidade, criam e recriam sua identidade enquanto negro, ter cabelo crespo é sinônimo de ser singular, de me reconhecer como negra e de amar cada detalhe que denota minha origem, pois como tá escrito na Bíblia Sagrada, "assim como você pensa na sua alma, assim você é" (Provérbios 23:7).


Até mais, beijos.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

♥ Deixe seu comentário aqui e se possível, suas sugestões de melhorias do Blog e temas para os próximos post. Conto com a sua ajuda!
♥ Volte sempre e não esqueça de SEGUIR O BLOG!
♥ Abraços! Deus te abençoe !